...a responsabilidade passa a ser a capacidade de ter uma resposta criativa para aquela situação como ela se apresenta no momento.
Deepak Chopra
14.11.17
25.6.17
7.4.17
Happiness,
we’ve found, is the byproduct of pursuing things that have intrinsic value to us.
A Harvard psychologist explains why forcing positive thinking won’t make you happy, 2016, Washington Post.
A Harvard psychologist explains why forcing positive thinking won’t make you happy, 2016, Washington Post.
6.4.17
26.3.17
18.2.17
Cada um cumpre o destino que lhe cumpre,
E deseja o destino que deseja;
Nem cumpre o que deseja,
Nem deseja o que cumpre.
Como as pedras na orla dos canteiros
O Fado nos dispõe, e ali ficamos;
Que a Sorte nos fez postos
Onde houvemos de sê-lo.
Não tenhamos melhor conhecimento
Do que nos coube que de que nos coube.
Cumpramos o que somos.
Nada mais nos é dado.
Odes de Ricardo Reis, 1946
E deseja o destino que deseja;
Nem cumpre o que deseja,
Nem deseja o que cumpre.
Como as pedras na orla dos canteiros
O Fado nos dispõe, e ali ficamos;
Que a Sorte nos fez postos
Onde houvemos de sê-lo.
Não tenhamos melhor conhecimento
Do que nos coube que de que nos coube.
Cumpramos o que somos.
Nada mais nos é dado.
Odes de Ricardo Reis, 1946
19.1.17
16.12.16
15.12.16
Freedom
does not consist in any dreamt-of independence from natural laws, but in the
knowledge of these laws, and in the possibility this gives of systematically
making them work towards definite ends.
Friedrich
Engels
31.8.16
Les gens qui doutent, de Anne Sylvestre
ouvir versão de Vincent Delerm, Jeanne Cherhal e Romain Didier
ouvir versão de Vincent Delerm, Jeanne Cherhal e Romain Didier
8.8.16
3.8.16
2.8.16
31.7.16
30.7.16
24.6.16
No man is an island,
Entire of itself,
Every man is a piece of the continent,
A part of the main.
If a clod be washed away by the sea,
Europe is the less.
As well as if a promontory were.
As well as if a manor of thy friend's
Or of thine own were:
Any man's death diminishes me,
Because I am involved in mankind,
And therefore never send to know for whom the bell tolls;
It tolls for thee.
A part of the main.
If a clod be washed away by the sea,
Europe is the less.
As well as if a promontory were.
As well as if a manor of thy friend's
Or of thine own were:
Any man's death diminishes me,
Because I am involved in mankind,
And therefore never send to know for whom the bell tolls;
It tolls for thee.
John Donne, 1624
29.4.16
24.3.16
10.3.16
13.2.16
3.1.16
5.12.15
29.10.15
13.9.15
dias corridos
A vida é para ser vivida no fio da navalha: entre aquilo que sabemos e aquilo que a cada momento sabemos que temos de descobrir.
9.9.15
Damo-nos Valor por o que Pensamos, em vez de que por o que Fazemos
Não é no individualismo que reside o nosso mal, mas na qualidade desse individualismo. E essa qualidade é ele ser estático em vez de dinâmico. Damo-nos valor por o que pensamos, em vez de que por o que fazemos. Esquecemos que o não fizemos, não o fomos; que a primeira função da vida é a acção, como o primeiro aspecto das coisas é o movimento.
Dando ao que pensamos a importância de o termos pensado, tomando-nos, cada um de nós a si mesmo, não, como dizia o grego, por medida de todas as coisas, senão por norma ou bitola delas, criamos em nós não uma interpretação do universo mas uma crítica do universo - que, como o não conhecemos, não podemos criticar - e os mais débeis e mais desvairados de nós elevam essa crítica a uma interpretação - mas uma interpretação imposta como uma alucinação; não deduzida, mas uma indução simples. É a alucinação propriamente dita, pois a alucinação é a ilusão prendendo num facto mal visto.
Fernando Pessoa (Barão de Teive), in 'A Educação do Estóico' , em Citador.
Dando ao que pensamos a importância de o termos pensado, tomando-nos, cada um de nós a si mesmo, não, como dizia o grego, por medida de todas as coisas, senão por norma ou bitola delas, criamos em nós não uma interpretação do universo mas uma crítica do universo - que, como o não conhecemos, não podemos criticar - e os mais débeis e mais desvairados de nós elevam essa crítica a uma interpretação - mas uma interpretação imposta como uma alucinação; não deduzida, mas uma indução simples. É a alucinação propriamente dita, pois a alucinação é a ilusão prendendo num facto mal visto.
Fernando Pessoa (Barão de Teive), in 'A Educação do Estóico' , em Citador.
27.8.15
ACIM
The clarification of the goal belongs at the beginning, for it is this which will determine the outcome.
24.8.15
See everybody's chasin' dreams, it's time to chase reality
ouvir "Chasing Dreams", álbum Listen, de Logic Peoples Army
14.8.15
7.8.15
2.7.15
à família Silva
I have always depended on the kindness of strangers.
Tennessee Williams, A Streetcar Named Desire (1947)
23.6.15
10.6.15
Deus escreve direito
por linhas tortas
E a vida não vive em
linha recta
Em cada célula do
homem estão inscritas
A cor dos olhos e a
argúcia do olhar
O desenho dos ossos e o
contorno da boca
Por isso te olhas ao
espelho:
E no espelho te buscas
para te reconhecer
Porém em cada célula
desde o início
Foi inscrito o signo
veemente da tua liberdade
Pois foste criado e
tens de ser real
Por isso não percas
nunca teu fervor mais austero
Tua exigência de ti e
por entre
Espelhos deformantes e
desastres e desvios
Nem um momento só
podes perder
A linha musical do
encantamento
Que é teu sol tua luz
teu alimento
Sophia, O Búzio de Cós e Outros Poemas, 1997
19.5.15
8.5.15
because
"We need to start treating him with more respect. It's not that you have to be best friends with everyone. It's that you have to support everyone, because learning is hard."
http://www.edutopia.org/blog/early-childhood-tips-5th-grade-teacher-michael-gervais
http://www.edutopia.org/blog/early-childhood-tips-5th-grade-teacher-michael-gervais
21.4.15
Words are but shorthand to reality
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It is certainly within Peircean semiotics that the most straightforward link between semiotic processes and processes of cognition can be found, so much so that this direction in semiotics is often referred to as cognitive semiotics. According to Peirce, KNOWLEDGE ACQUISITION and thought are never immediate, direct processes but are always mediated through signs, or interpretants, which are more developed signs and which thus allow the subject to know more than she knew before, in an endless process of interpretation known as unlimited semiosis. Interpretants, which are the central element in the sign process, are first of all mind-internal signs, that is to say mental representations. In this way, thought, signs, and cognition become one and the same thing. "All thought is in signs" (Collected Papers 5: 252), but because each interpretant sign adds something new to the process of thinking and knowing, cognition is strongly characterized as an inferential process.
em http://ai.ato.ms/MITECS/Entry/violi.html
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It is certainly within Peircean semiotics that the most straightforward link between semiotic processes and processes of cognition can be found, so much so that this direction in semiotics is often referred to as cognitive semiotics. According to Peirce, KNOWLEDGE ACQUISITION and thought are never immediate, direct processes but are always mediated through signs, or interpretants, which are more developed signs and which thus allow the subject to know more than she knew before, in an endless process of interpretation known as unlimited semiosis. Interpretants, which are the central element in the sign process, are first of all mind-internal signs, that is to say mental representations. In this way, thought, signs, and cognition become one and the same thing. "All thought is in signs" (Collected Papers 5: 252), but because each interpretant sign adds something new to the process of thinking and knowing, cognition is strongly characterized as an inferential process.
em http://ai.ato.ms/MITECS/Entry/violi.html
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16.4.15
21.3.15
14.3.15
5.3.15
2.3.15
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