13.4.10

O que é ser Real?

O que é ser Real? – perguntou um dia o Coelho, quando se encontravam deitados lado a lado, perto do resguardo da lareira do quarto das crianças (…) será ter coisas dentro de nós e, do lado de fora, o manípulo do mecanismo que o faz funcionar?
Ser Real não tem a ver com a forma como és feito – disse o Cavalo – é uma coisa que te acontece. Quando uma criança gosta de ti durante muito, muito tempo, não apenas para brincar, mas porque realmente gosta de ti, então tornas-te Real
Isso magoa? – perguntou o Coelho.
Às vezes – respondeu o Cavalo, porque dizia sempre a verdade – mas quando se é Real, não nos importamos que nos magoem
Acontece assim de repente, como quando se dá corda, ou a pouco a pouco? – interrogou o Coelho.
Não acontece tudo de uma vez – disse o Cavalo – vai acontecendo. Demora muito tempo. Por isso não sucede com muita frequência às pessoas que são frágeis, muito nervosas ou que têm que ser tratadas com muito cuidado. Em geral, quando finalmente conseguimos ser reais o nosso pelo já caiu quase todo, de tantos carinhos e afagos que nos fizeram. E os nossos olhos descaem, ficamos muito puídos e com as articulações moles. Mas nada disso é importante, porque a partir da altura em que se é Real não se pode ser feio, excepto aos olhos de quem não compreende.
- Suponho que sejas Real – prosseguiu o Coelho, logo se arrependendo do que disse, por pensar que o Cavalo podia ficar sentido. Mas ele apenas sorriu.
O tio do rapaz tornou-me Real – disse – Isso foi há muitos, muitos anos, mas uma vez que se é Real, nunca mais se deixa de o ser. Dura para sempre.

Margery Williams – Velveteen Rabbit (excerto)

História contada pela Meryl Streep (em inglês; esta parte está pelo minuto 4)

Sem comentários:

Enviar um comentário